Blog destinado ao estudo, compilação e análise de Pegadinhas de concursos públicos

Prof. Enrique Rocha

Quem é…

Enrique Rocha é Arquiteto de Soluções da PBTI Soluções, em Brasília. Foi professor de Matemática, Informática e Raciocínio Lógico em diversos cursos preparatórios para concursos públicos em Brasília e Goiânia; e professor de Física em cursos preparatórios para vestibulares. Tem mais de 20 anos de experiência na área de TI, é formado em Matemática e é pós-graduando em Engenharia de Sistemas.

O prof. Enrique Rocha é um grande apoiador do projeto da Análise de Pegadinhas, o que muito nos honra, pois a idéia fundamental que possibilitou o seu surgimento foi exatamente a possibilidade de classificação das pegadinhas de acordo com a sua estrutura.

Essa idéia é basicamente a mesma encontrada nos livros e nas aulas de Raciocínio Lógico do Prof. Enrique.

Considero o seu livro de Raciocínio Lógico para concursos públicos o melhor trabalho sobre o asssunto existente no Brasil. E digo isso, não para agradar ao autor, mas porque foi só apenas de estudar essa disciplina de acordo com as orientações do livro, é que fui capaz de me sair bem nas provas de concursos.

No último concurso que prestei para o TRT de oito questões de RL, errei apenas uma, graças à metodologia imbatível que aprendi no livro do professor, que recomendo enfaticamente a todos os que querem se livrar definitivamente das dificuldades com essa matéria exigida na maioria dos concursos públicos.

Você pode adquirir o livro Raciocínio Lógico, do prof. Enrique Rocha diretamente com a editora.

Raciocinio Logico

 

Anúncios

Comentários em: "Prof. Enrique Rocha" (2)

  1. Oi, Valdenir.
    Essa foi uma pergunta interessante. Muitas pessoas perguntam isso e também “em que banca está focado o curso”.
    Bem, para as duas, a resposta é muito parecida:
    Em Raciocínio Lógico não existe – pode acreditar – esse negócio de nível médio ou nível superior. É uma disciplina que você sabe ou não sabe (e isso é uma tautologia – sempre verdadeira…rsrs).

    Assim sendo, se você estiver preparado para uma prova de nível médio, estará também preparado para as provas de nível superior.

    O que acontece é que alguns editais cobram coisas específicas, da Matemática, e aí sim costumam orientar o foco mais para um lado ou para o outro. Dizendo de outra forma, é comum vermos editais que, dentro do conteúdo de Raciocínio Lógico, cobram razão, proporção, regras de três, etc. (conteúdos de primeiro grau). Outros, por sua vez, cobram trigonometria, geometria, álgebra (conteúdos de segundo grau).

    No entanto, quando eu, Enrique Rocha, dou aulas de RL, só trato esses conteúdos próprios da Matemática pura se for obrigado, ou seja, se estiver dando aula especificamente para um concurso em cujo edital isso seja mencionado.

    Aí você pode perguntar: “Enrique, mas porque você trata Análise Combinatória, Probabilidades e Álgebra Linear – matrizes, determinantes e sistemas lineares – se esses também são conteúdos próprios da Matemática?”

    A resposta é fácil, Valdenir: porque nesses conteúdos eu desenvolvi métodos completamente diferentes dos tradicionalmente usados (quando aprendemos isso no nosso ensino médio). Eu afastei as explicações da Matemática e as trouxe para o raciocínio lógico propriamente dito. Dessa forma, consigo ver pessoas que “odeiam Matemática e pensam que nunca conseguiriam resolver uma questão desse tipo” aprendendo prazerozamente e não errando nada, mesmo nessa área.

    Finalizando, meu conselho é: aprenda Raciocínio Lógico – e nisso meu livro e minhas aulas têm se mostrado um poderoso aliado. Depois, com foco específico, dedique-se às partes peculiares de que tratei nesta mensagem.

    Desculpe-me se a resposta foi por demais extensa. É que eu não gosto de passar para vocês uma impressão de que “respondo de qualquer jeito, com pressa”, já que quando vocês perguntam alguma coisa é porque, provavelmente, aquilo está causando algum incômodo, alguma dor.

    Um grande abraço a você e aos demais colegas desta comunidade.
    Contem sempre comigo.
    enrique@ibead.com.br

  2. HOJE RECEBI O LIVRO DO PROFESSOR QUE . E VI QUE O PROFESSOR FALECEU REPENTINAMENTE…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: