Blog destinado ao estudo, compilação e análise de Pegadinhas de concursos públicos

Para que possamos ter um instrumental metodológico que nos permita analisar sistematicamente as pegadinhas é preciso partir de alguns pressupostos, isto é, criar as bases que irão possibilitar o seu estudo. Tais bases assentam-se sobre o raciocínio a seguir, que eu chamo de Silogismo Básico da Análise de Pegadinhas ou SBAP:

Toda pegadinha tem uma estrutura

As estruturas são em número limitado

 Disso podemos deduzir que é perfeitamente possível classificar as pegadinhas em tipos predefinidos, o que irá facilitar bastante não só o seu entendimento como a posterior identificação de outras pegadinhas com estrutura idêntica. A sentença que completa o silogismo, é a seguinte:

 

 Logo, elas podem ser classificadas!

 

 Eis aí tudo o que precisamos para começar a criar a disciplina Análise das Pegadinhas. Se as pegadinhas podem ser classificadas, um estudo comparativo de alguns milhares delas deve ser suficiente para inferirmos as principais regras seguidas por aqueles que criam as pegadinhas: os professores contratados pelas bancas.

 

É de fato, uma proposta muito ambiciosa. Parece também muito, muito trabalhosa. Afinal, quem é que hoje em dia tem tempo e/ou disposição para garimpar,  analisar e comparar milhares de pegadinhas sem ganhar absolutamente nada com isso?

A resposta é: ninguém 

Ninguém faria isso se fosse para ganhar nada. Mas quem disse que ninguém pode ganhar com isso? Existe pelo menos um tipo de gente que mesmo realizando esse imenso trabalho sem nenhuma remuneração pode ganhar muitocom ele. Quem? Os concurseiros ora!

Isso porque ao mesmo tempo em que pesquisamos e analisamos pegadinhas estamos ao mesmo tempo aprendendo o conteúdo das matérias que nos serão cobradas nos concursos.  É trabalho, mas também é uma excelente forma de estudo e preparação. 

Foi por isso que eu passei dois longos anos garimpando,  analisando e o que é mais importante para você meu querido(a) visitante: compilando questões com as famigeradas pegadinhas de concursos.

 

Abraços do…

Eric Savanda

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: