Blog destinado ao estudo, compilação e análise de Pegadinhas de concursos públicos

Exemplos de Pegadinhas

Nesta categoria vou colocar diversos exemplos de questões de concursos passados com pegadinhas e as respectivas análises de acordo com a metodologia da AP (Análise de Pegadinhas) por mim desenvolvida.

Infelizmente, por razões contratuais, não poderei colocar aqui a tabela de classificação das diversas estruturas de pegadinhas com a explicação detalhada de cada tipo.  É que essa tabela integra a Parte I dos livros “100 Pegadinhas de Direito Administrativo” e “100 Pegadinhas de Direito Constitucional” a serem lançados em breve. Acredito (e torço) para que ambos já estejam no mercado no início de maio, o que seria muito legal, pois poderíamos participar da Feira de Concursos que será realizada no Rio de Janeiro (ver post sobre a Feira aqui no blog) lá pelos dias 9 ou 10 de maio.

No entanto, uma pessoa da direção da editora garantiu-me que não haveria problema em disponibilizar uma pequena parte do conteúdo do livro sob a forma de e-book gratuitamente na Internet, desde que esse tipo de divulgação “venha a somar”, isto é, ao contribuir para tornar conhecida a proposta da Análise de Pegadinhas, contribua também para divulgar os livros sobre o assunto publicados pela editora.

Como até o momento não há nenhuma outra editora ou autor com material de preparação para concursos que utilize essa abordagem, quem se interessar em aprender essa nova forma de estudar só terá material com pegadinhas analisadas em grande quantidade se adquirir os livros assim como os outros da série “100 Pegadinhas Analisadas e Comentadas” .

O ebook para download pode ser baixado gratuitamente no site oficial (www.pegadinhas-de-concursos.com.br).

No entanto, para matar a curiosidade de nossos visitantes, que já se contam aos milhares, irei colocar aqui algumas questões com pegadinhas devidamente analisadas e comentadas.  Aliás, já estou fazendo isso no grupo do Yahoo e estou pensando em fazer também no Orkut.

E por falar em Orkut, eu gostaria muito que vocês dessem a sua opinião sobre se realmente vale a pena criar uma comunidade de pegadinhas de concursos no Orkut.  Deixe aqui o seu comentário.

Eric Savanda

About these ads

Comentários em: "Exemplos de Pegadinhas" (3)

  1. ericsavanda disse:

    A Importância de se Entender a Estrutura da Pegadinha
    =====================================================

    Antes de colocar exemplos de pegadinhas de questões de concursos, gostaria de mostrar como o conceito de “pegadinha” independe da matéria ou assunto.

    A história abaixo envolve uma ou mais pegadinhas. Quem entrou há algum tempo no Grupo pegadinhas-de-concursos do Yahoo Grupos (você também pode se inscrever clicando no logo do Yahoo Grupos nesta página) já a conhece.

    O mais interessante é que as estruturas usadas nessa digamos, “adivinhação” também são amplamente utilizadas em questões de concursos.

    Gostaria que vocês tentassem descobrir a resposta e colocassem a sua conclusão aqui como um comentário.

    A seguir a pegadinha:

  2. ericsavanda disse:

    A RESPOSTA: O PALITO DE FÓSFORO!

    Esse tipo de estrutura de pegadinha eu chamo de “Pegadinha de Detalhe” ou pegadinha do detalhe não percebido. Em nosso método de classificação dos tipos de pegadinhas com base nas suas estruturas atribuí a ele o código [DET] – Depois explicarei o porquê desses
    códigos.

    Nessa estrutura de pegadinha, a técnica consiste em dar a informação sobrecarregada com um monte de outras informações inúteis que só servem para desviar a atenção. No caso, o quadro com o retrato, a palavra “Lampoon” na blusa da mulher…

    Observe que “Lampoon” é parecido com “Lampião” o que insere mais um elemento de dúvida na mente do candidato. Só que essa palavra inglesa não tem nada a ver com lampião. Significa um artigo com uma
    sátira agressiva contra uma pessoa ou instituição.

    Por exemplo, o conteúdo recente entrevista do Senador Jarbas Vasconcelos à Veja (ou foi a Isto é?) afirmando que a maioria dos políticos do PMDB são
    corruptos, se tivesse sido totalmente escrito por ele em um artigo ou carta e acrescido de um pouco de ironia seria um “Lampoon”. Nada a ver com lampiões.

    Pois bem. Essa mesma estrutura vem sendo usada em centenas de pegadinhas de todas as bancas e ate´em questões do exame da OAB. No livro tem uma porção delas. Mas para ficar bem ilustrativo nas próximas postagens vou colocar uma ou duas aqui para vocês
    compararem.

  3. ericsavanda disse:

    PEGADINHA DE CONCURSO COM A MESMA ESTRUTURA
    ===========================================

    Agora que vocês entenderam a estrutura pegadinha das 4 fontes de luz, vou mostrar um exemplo real de uma pegadinha que realmente foi proposta em uma prova de concurso com uma estrutura exatamente igual. Só que não parece porque o conteúdo e a linguagem são
    totalmente diferentes. Mas se prestarem atenção,verão que a montagem da pegadinha é muito parecida:

    ANALISTA JUDICIÁRIO – STM – 2004 (CESPE)
    —————————————-

    Estado-membro da Federação firmou contrato de estágio em programa de saúde pública que prevê a remuneração aos estudantes de medicina vinculada à dos médicos residentes, com valor de R$2.000,00. Nessa situação, não poderá o Estado, no curso do contrato, romper a
    igualdade, determinando o pagamento aos estagiários de valor inferior, o que constituiria violação ao princípio da boa-fé, dentre outros.

    Resposta: Correta

    Tipo: [DET]

    Onde está a pegadinha? Eis aqui uma pegadinha destinada principalmente ao candidato bem preparado. A maioria dos que estudam e conhecem a Constituição Federal conhecem bem o artigo 37, inciso XIII (com redação determinada pela Emenda Constitucional n° 19 de 4 de junho de 1988) que reza o seguinte:

    “É vedada a vinculação e a equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público”.

    O detalhe está no fato de que o contrato vinculou à remuneração dos médicos residentes à dos estagiários e a lei proíbe essa espécie de vinculação apenas ao pessoal do serviço público. Estagiários não são
    servidores públicos, portanto a norma legal não se aplica a eles. A Administração, portanto, está obrigada a manter o contrato e não poderá, como afirma a questão romper a igualdade, o que torna a
    questão correta.

    Observe que se não se tratasse de estagiários mas de alguma categoria de servidores públicos estaduais, técnicos de enfermagem, por exemplo, tal vinculação seria ilegal e a questão estaria incorreta..

    Um exemplo bastante inteligente de pegadinha de detalhe. [DET]

    Chamo a atenção ainda para aquele conceito de que falei anteriormente. O de “alvo” ou “destinatário” da pegadinha. Nesse caso, um candidato bem preparado e que conheça razoavelmente o artigo 37, inciso XIII tem mais chances de cair na pegadinha se não perceber o detalhe sutil.

    O detalhe (que aqui equivale ao do único palito na caixa de fósforos) é o fato, que passa quase batido, que estagiários não são servidores públicos. A probabilidade do candidato se esquecer disso
    é bem grande.

    Portanto, a estrutura da pegadinha é a mesma. Nos dois casos trata-se de um detalhe inserido sutilmente na questão, que se não for percebido induz o candidato ao erro. Por isso essa espécie de pegadinha é chamada “de Detalhe”.

    Eric Savanda

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: